Bem-Vindo!

Bem - Vindo ao Study Wiki ! Aqui sera postados varios conteúdos de várias matérias diariamente!(No ínicio será postado apenas da matéria de Língua Portuguesa)

Esperem que gostem.

terça-feira, 2 de março de 2010

[Conjugação]Verbo Ir (Todos os modos)

Indicativo
Presente Pretérito perfeito Pretérito imperfeito
eu vou eu fui eu ia
tu vais tu foste tu ias
ele/ela vai ele/ela foi ele/ela ia
nós vamos ≈ imos nós fomos nós íamos
vós ides ≈ is vós fostes vós íeis
eles/elas vão eles/elas foram eles/elas iam

Pret. mais-que-perfeito Futuro / Condicional /

Futuro do presente Futuro do pretérito
eu fora eu irei eu iria
tu foras tu irás tu irias
ele/ela fora ele/ela irá ele/ela iria
nós fôramos nós iremos nós iríamos
vós fôreis vós ireis vós iríeis
eles/elas foram eles/elas irão eles/elas iriam

Conjuntivo Subjuntivo (Br)
Presente Pretérito imperfeito Futuro
que eu se eu fosse quando eu for
que tu vás se tu fosses quando tu fores
que ele/ela se ele/ela fosse quando ele/ela for
que nós vamos se nós fôssemos quando nós formos
que vós vades se vós fôsseis quando vós fordes
que eles/elas vão se eles/elas fossem quando eles/elas forem

Imperativo
afirmativo negativo Infinitivo pessoal
para ir eu
vai tu não vás tu para ires tu
você não você para ir ele/ela
vamos nós não vamos nós para irmos nós
ide vós não vades vós para irdes vós
vão vocês não vão vocês para irem eles/elas

Nenhum comentário: